Glossário Google Ads

Conheça alguns termos e conceitos do dia-a-dia de anunciantes, agências e clientes Google Ads

Para que você se sinta mais confortável para conversar sobre o Google
Ads, vale saber mais sobre alguns conceitos que fazem parte deste serviço do Google. Veja a seguir a definição de algumas palavras que costumam aparecer por ai.

Palavras-Chave

Palavras-chave são palavras ou frases que o anunciante escolhe para acionar a exibição do anúncio na pesquisa e em outros sites. Por exemplo, se ele vende flores, pode usar “entrega de flores” como uma palavra-chave na campanha do Google AdWords. Quando alguém pesquisar no Google usando a frase “entrega de
flores” ou um termo semelhante, o anúncio pode ser exibido ao lado dos resultados de pesquisa no Google. Ele também pode ser exibido em outros websites da Rede do Google relacionados à entrega de flores.

Anúncios

Os anúncios do Google podem ser tanto de texto quanto gráficos.
Na rede de busca Google são exibidos apenas anúncios de texto.
Na rede de display tanto os anúncios de texto quanto os anúncios
gráficos podem ser exibidos. Mais para frente colocamos um tópico
que mostra alguns dos modelos de anúncios disponíveis no Google
AdWords, e também falaremos um pouco mais sobre a Rede de
Display.

Impressões

O termo impressões mede a frequência com que um anúncio é
exibido. Uma impressão é contabilizada sempre que um anúncio
é exibido em uma página de resultados de pesquisa ou em outro
site da Rede de Display. Apareceu, conta uma impressão. Ou seja,
um anúncio com 200 impressões significa que ele foi mostrado
200 vezes.

Custo por clique

Para cada palavra-chave o anunciante do Google AdWords
determina um custo por clique. Se o sistema do AdWords
mostra que aquela palavra-chave vale R$0.20 significa que se o
anúncio for clicado o anunciante terá que pagar R$0.20. Neste
caso o custo por clique (CPC) é R$0.20. O sistema do AdWords
funciona como um leilão. Se todos os anunciantes quiserem
investir na palavra-chave “carros usados” por exemplo, o custo
por clique desta palavra pode subir. O anúncio de determinado
anunciante pode aparecer ou não dependendo do CPC que ele
determinou para aquela palavra e do Índice de qualidade. Se todos os anunciantes quiserem investir na palavra-chave “carros usados”, o custo
por clique desta palavra pode subir.

“Se todos os anunciantes quiserem investir
na palavra-chave “carros usados”, o custo
por clique desta palavra pode subir.”

Índice de Qualidade

O Índice de qualidade de um anunciante é determinado com
base na relevância das palavras-chave para aquele anunciante
(quem vende carro não precisa da palavra “comprar flor” por
exemplo), na qualidade de sua página de destino, na CTR de seu
anúncio e em alguns outros fatores.

Classificação do Anúncio

Agora, suponha que vários anunciantes usem a mesma palavra-chave para acionar seus anúncios, ou desejem que seus anúncios sejam exibidos nos mesmos websites. Como o Google determina quais anúncios serão exibidos e em que ordem? Isso é feito automaticamente, com base no que chamamos de Classificação do anúncio. Ela é determinada com base na combinação do lance de seu anunciante (quanto ele quer gastar) e do Índice de Qualidade (uma avaliação da qualidade de seus anúncios, palavras-chave e do website).

Custo por Clique X Lance por anúncio

Como falamos no tema “Custo por Clique” o Google AdWords
determina um valor mínimo, mas alguns anunciantes podem
querer aumentar mais o valor do CPC para conseguir uma
posição melhor (vide classificação do anúncio). Neste caso,
mesmo que o anunciante diga que está disposto a pagar R$0.30
por uma palavra que tem um valor mínimo de R$0.20, ele pagará
o mínimo necessário para superar o anunciante que está na
posição de resultados abaixo da dele. Se você quiser saber mais
sobre como funciona o leilão do AdWords, uma boa alternativa
é assistir aos videos postados por sua agência Google Partner

CTR (Click Through Rate)

CTR quer dizer “Taxa de Cliques”. Ele é uma boa medida para ver se uma campanha está ou não adequada. Como a proposta principal do AdWords é levar anunciantes para o site do seu cliente, quanto maior o CTR melhor é a campanha.
Explico. Se muitas pessoas estão vendo um anúncio, mas poucas estão clicando, provavelmente isso significa que o anúncio não está interessante para elas.

CTR quer dizer “Taxa de Cliques”. Ele é uma boa medida para ver se uma campanha está ou não adequada. Como a proposta principal do AdWords é levar anunciantes para o site do seu cliente, quanto maior o CTR melhor é a campanha.
Explico. Se muitas pessoas estão vendo um anúncio, mas poucas estão clicando, provavelmente isso significa que o anúncio não está interessante para elas.

Dessa forma a taxa de cliques será baixa e estará dizendo que o
anúncio não está adequado, ou que as pessoas que buscam por
aquela palavra não estão interessadas no produto ou serviço
oferecido pelo anúncio. Por outro lado, mesmo que um anúncio
tenha poucas impressões, mas muitos cliques (e assim uma taxa
alta) pode significar que você está acertando na mosca.


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