Criar um nome de marca imponente e convincente é uma arte e uma ciência. Assim como a persuasão da redação publicitária que precisa vender uma marca por diferenciais reais e percebidos como tais pelo público, um nome de marca também precisa soar autêntico, ter personalidade, gerar interesse, incitar o desejo e transmitir um posicionamento ou uma promessa de venda única. Naming ou criação de nome de marca é uma tarefa fundamental no branding.
O que mudou na arte de como criar um nome de marca
Criar um nome de marca é uma atividade que tem história. Tradicionalmente, os produtos ou mercadorias eram associadas ao sobrenome das famílias dos produtores. Por exemplo: Schincariol, Ford, Fundação Roberto Marinho. Com a evolução do capitalismo, as fusões empresarias tornaram esses nomes de família cada vez maiores, como Johnson & Johnson, Procter & Gambler, e em muitos casos, até mesmo impronunciáveis. A marca Hewlett Packard, por exemplo, foi apelidada de HP e a Schincariol virou Schin. O marketing que tem como objetivo criar valor gerando satisfação em troca da fidelidade de consumidores passou a nomear produtos e serviços com a expressão do benefício gerado por ele. Ex: Yahoo, Oi, Claro. Ou conceitos referentes. Inovação: Apple.
Assim, a criação de um nome de marca não tem regra definida a não ser pela sua contemporaneidade. Atualmente, a VOZ Comunica adota como método uma reunião de brainstorming, em ambiente tranquilo, agradável, com uma apresentação do segmento, do público, seu comportamento, referências de similares e benchmarking. Nessa hora todos falam, redigem, corrigem, opinam, criticam e finalmente a bela lista nasce, cresce, fica enorme e após uma segunda reunião vai sendo reduzida a poucos mas muitos bons conceitos que serão apresentados ao cliente. É isso. Quem tem VOZ Comunica.
Um bom exemplo atual aqui na Vozcomunica foi acriação da marca OitavoMar Consultoria Empresarial. A empresa é originária de uma fusão de dois nomes de família: Schaeppi & Paes, ambos sobrenomes era a marca propriamente dita do grupo. Ao passo que a empresa se desenvolveu e ganhou foco em gestão da estratégia, os sócio que são admiradores e influenciados por técnicas de inovação em gestão precisavam e um novo NAMING para sua organização.