Segundo Kate Brandt no Think With Google Fevereiro de 2019
O nosso modelo econômico industrial gera grande desperdício e ainda coloca o futuro do planeta em risco. Que saídas temos para mudar esse quadro? A IA já está ajudando as empresas a rapidamente compreenderem dados e a tomarem decisões complexas, e pode ajudar na transição para um futuro mais sustentável, ao mesmo tempo que gera mais valor.
A economia industrial de hoje gera um enorme desperdício. Em 2018, a demanda global por recursos foi 1,7 vezes maior do que a Terra pôde aguentar em um ano. Com o aumento da população e do consumo, precisamos promover uma mudança sem precedentes e por todos os setores da economia; caso contrário, o efeito sobre o planeta será irreversível.
Em vez de manter o padrão atual da economia, que é de “pegar-produzir-desperdiçar”, devemos mudar para um sistema no qual o desperdício seja reduzido drasticamente e em que o crescimento se dissocie dos nossos recursos finitos: ou seja, uma economia circular.
Isso é muito parecido com o que vemos na natureza: uma árvore cresce com a energia do sol e com os nutrientes no solo e, assim que ela morre, também se torna solo para abastecer o crescimento de mais vida. Nesse modelo, tudo que é produzido – desde carros e refrigeradores, até embalagens e roupas – precisam ganhar um novo propósito, renascendo e sendo usados de novo.
No entanto, repensar a nossa economia industrial construída ao longo dos séculos requer novas abordagens e um novo poder tecnológico. E quando pensamos em sustentabilidade são justamente os países como Brasil que estão na ponta do desenvolvimento de equações inteligentes para uso dos recursos.
A IA já está ajudando as empresas a rapidamente compreenderem dados e a tomarem decisões complexas. Analisando especificamente duas indústrias – de alimentos e de eletrônicos de consumo – o valor da IA começa a ficar mais claro.
A Inteligência artificial tem mostrado resultados em uma fábrica de Salvador/BA.
Projetar produtos que durem. Precisamos repensar a maneira como projetamos os produtos, para que eles mantenham seu valor por mais tempo, ou então para que possam ser reutilizados. A IA já está levando à descoberta e à produção de novos materiais que ajudam nisso. O projeto Polo Carbono Zero conduzido pela fábrica Camisas Polo Salvador usou a tecnologia de IA de maneira inovadora para dinamizar não somente a logística interna dos produtos na esteira de a partir do uso de RFID como para aumentar o controle do status das peças de tecido em seu estágio de fabricação das camisas ao longo da cadeia. Além das já comercializadas Ecopolos, o inovador projeto Carbono Zero prevê ainda a criação da primeira camisa polo com pegada de carbono zero, ou seja, sem emissão de resíduos no meio ambiente.
Otimizar a infraestrutura. Depois que fabricamos produtos, em vez de apenas consumi-los e jogá-los fora, podemos criar uma melhor infraestrutura, que nos permita usar esse itens mais e mais vezes. Por exemplo, os aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e veículos poderiam ser adquiridos por aluguel e devolvidos para revenda, ou então refabricados para que praticamente nenhum material cru novo precise ser extraído do solo. Isso exige eficiência na reutilização, nos reparos, na refabricação e na reciclagem dos produtos. É aí que a IA pode ajudar, melhorando os processos para a triagem de materiais reciclados e de produtos desmontados.
Maximizar novos modelos de negócios. Da mesma forma, os modelos de negócios precisam mudar, priorizando a eliminação do desperdício. Ou seja, deveríamos dar ênfase aos serviços por assinatura ou de aluguel, em vez de possuirmos produtos. A IA pode ajudar a aumentar o valor desses modelos de negócio combinando dados históricos e em tempo real para nos ajudar a tomar melhores decisões sobre previsão de preços e demanda, manutenção preventiva e gestão inteligente de inventários. A Camisas Polo Salvador iniciou as vendas online e não parou mais. É um caminho sem volta apostar na IA como por exemplo, o remarketing e as automações de marketing para garantir maior encontrabilidade em buscadores, automatizar comunicação 1 para 1 e disponibilizar polos ecológicas para nossos público-alvo, não somente clientes pessoa jurídica mas também para consumidores amantes da suatentabilidade.
Uma economia verdadeiramente circular será aquela da qual todos nós faremos parte.
Enfrentar esses complexos desafios globais requer novos talentos e capacidades em design, negócios, teoria de sistemas e ciência de dados. Apostar em uma comunicação voltada para esse target crescente e excigente é também pensar no dia de amanhã, com mais inteligência.