CAMPANHAS DE PERFORMANCE AUMENTAM ROI OU ROAS? VAMOS FALAR AGORA SOBRE RESULTADOS
Para começo de conversa, vamos primeiro definir ROI, que é Retorno sobre investimento.
Taxa de retorno, taxa de lucro ou simplesmente retorno, a relação entre a quantidade de dinheiro ganho e a quantidade de dinheiro investido. O resultado dessa equação é o ROI. A taxa de retorno especifica três formula três possíveis: retorno efetivo;retorno exigido e retorno previsto.
Dessa forma, o cáculo do ROI possui diversas metodologias, as mais conhecidas são: – ROI = (Lucro Líquido das Vendas) (Vendas Total de ativos); – ROI = Lucro líquido do Total de ativos; – ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial.
Agora vamos falar de ROAS que é a sigla de Return on Advertising Spend, ou seja, Retorno do Investimento em Publicidade
o ROAS é o KPI relacionado aos custos e lucros de publicidade online. Logo, aqui, a visibilidade e os cliques que os seus anúncios geram precisam trazer resultados positivos para o faturamento da empresa.
Dessa forma, os profissionais de marketing podem acompanhar suas campanhas de mídias pagas e se certificarem que elas estão trazendo lucro.
Por isso, se você faz anúncios no Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, por exemplo, é essencial entender como o ROAS funciona.
Para isso, é necessário acompanhar as conversões em todas essas formas de anunciar. Quando se trata de Google Ads, o ROAS corresponde ao valor médio da conversão que os anúncios trazem. Já no Facebook Ads, ele pode ser atribuído aos anúncios individuais feitos a partir do pixel.
Ao contrário de alguns cálculos de marketing, é bastante fácil descobrir seu ROAS. Há alguns debates sobre como calcular melhor o ROAS, mas o resumimos numa fórmula bem simples:
ROAS = (Receita total da campanha – Custo) / Custo
CAMPANHAS DE PERFORMANCE AUMENTAM ROI OU ROAS? VAMOS FALAR AGORA SOBRE RESULTADOS
A melhor resposta é atingir primeiro o ROAS e encontrar o BEP de campanha (Breaking Even Point) e em seguida, com uma gestão de Growth, trabalhar o escalonamento dos resultados. Se tudo der certo em sua gestão de experimento, daí, sim, você deverá perseguir o ROI.
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