Como transformar seguidores em clientes com uma estratégia circular
Sim. Atrair seguidores para seu perfil de mídias sociais é importante. Mas converter esses seguidores em clientes é muito mais negócio.
Mais do que ferramentas e atrativos, o que sua marca precisa é de uma boa estratégia circular.
Uma estratégia de marketing digital, da mais simples à mais complexa, interliga as mídias e seus canais de contato com inteligência. Transforma audiência em leads e usa leads para gerar mais audiência. E tudo pode ser feito com pequenas automações, pois o que importa é visão analítica para remanejar verbas, entender seu público e redirecionar seu target.
Que tal alguns passos guias para montar a sua estratégia circular?
- Comece entendendo o que o seu público está buscando e como você entrega esse benefício. Você pode usar ferramentas como o Google Trends para ter insights e construir suas personas.
- Conheça as palavras-chave genéricas e específicas utilizadas pelos seus potenciais clientes nos buscadores e os seus principais tópicos de interesse.
- Tenha uma landing page ou ecommerce eficiente, veloz, de navegação fácil, com tecnologia, conteúdo e design, entregue serviços e facilite a conversão dos objetivos de sucesso desses usuários.
- Para melhorar ainda mais, adote uma gestão de automação para conectar as listas dos seus públicos-alvo existentes com as vantagens estratégicas de suas ações.
- Hora de anunciar. Crie uma campanha com a meta certa, o objetivo significativo, para o target correto na mídia ideal e apresente anúncios certeiros, atrativos em formatos e linguagem adequada.
E como saber se tudo deu certo ?
Aprenda a ler relatórios de aquisição e origem de tráfego para entender quais campanhas tiveram mais sucesso ou o que pode ser modificado em seu site. O Google Analytcs é a ferramenta base para isso, onde você pode conferir todo o caminho percorrido pelo seu usuário em seu site, inclusive com cruzamento de dados complexos, como origem da campanha de Google Ads ou mídias sociais.
E comece tudo de novo, sempre buscando a perfeição, a cada otimização. Para sobreviver na competitividade atual dos meios digitais, os ciclos de análise e aperfeiçoamento das estratégias são necessários para entender que não existe um site ou produto pronto.