Comece com um bom e velho planejamento. Qual o objetivo? Com quem quero me comunicar? O que quero vender? O quero conquistar? Todas as vezes que um projeto de site chega em nossa empresa, queremos que seja o melhor site que já fizemos e assim sempre superar as expectativas do projeto. Mas o que é um site bom?
Diferente de 1995, é muito mais difícil hoje pensarmos em algo que ainda não foi feito ou superado com um mercado tão desenvolvido e especializado. Ao mesmo tempo, é extremamente fácil encontrar milhares de erros de usabilidade, de target ou mesmo erros técnicos de mal funcionamento do sistema no site.
Mas com um mercado altamente especializado e com tantas ofertas de site grátis por ai, porque tantos erros? Porque fazer o melhor site para meu propósito ainda é uma missão inglória?
Desenvolvimento contínuo
Aparente ter o melhor site do mercado parece simples como apertar um botão: quero fazer meu site agora. Ao passo que a missão do melhor site precisa envolver pesquisa do inicio do projeto, durante o desenvolvimento e continuamente durante toda a sua existência.
Um site nunca está pronto. Ele tem a sua versão mínima para o lançamento. Os dados Google Analytics, mapas de calor e feedback do usuário através de micro questionários são apenas exemplos simples e de baixo custo para analisar o desempenho do site e fazer mudanças.
Análise de Heurística é um tipo de avaliação que você pode contratar uma empresa ou especialista para analisar seu site e apontar erros no mínimo graves. Análises também podem e devem ser feitas com usuários que representem o seu público tanto em ambiente controlado quanto em ambiente real.
Não importa o quanto você tem para investir em um site. Um site pode ser um péssimo investimento tanto de tempo quanto em dinheiro se em seu planejamento não tiver espaço e cultura para uma manutenção e testes de usabilidade constantes.