Não é nenhuma novidade falar da velocidade das mudanças. E isso não é apenas a ferocidade da indústria e do capitalismo com sua obsolescência programada para produtos. Mas também a velocidade da comunicação, a abertura e a troca crescente de conhecimento faz com que o que sabemos hoje sobre o que é um bom site ou um bom design se torne passado em poucos meses.
Criação de sites hoje, no ponto de vista de design, é saber que ele pode ser aberto em um tela de celular pequeno ou em um monitor full hd wide. E a grande tendência para isso é, em vez de pensar formato a formato, devemos projetar um site como um líquido que irá se espremer e se adequar a depender do seu recipiente.
Porém apenas deixá—lo líquido, sem limites, pode também trazer resultados desagradáveis, por isso, existe uma técnica pensada por designers que é um meio termo. Seria o design responsivo. Que significa deixar o site flexível às esticadas e reduzidas de tela, mas prevendo limites para o site manter seu estilo, estética, boa leitura e vender bem o seu produto.
O empresário não precisa entender as tendencias tecnológicas e de design. Mas todos nós consumimos tecnologia e somos atraídos quando abrimos o iPad de retina e tudo salta bem aos olhos. E é por causa desta percepção que sites precisam estar atuais e adequados sempre, na tecnologia, design e linguagem.