Primeiramente, seja bem-vindo(a) a mais um artigo sobre hábitos de consumo e como o estudo das jornadas de compra e das brand persona pode ajudar no seu empreendimento. Seja você um empresário ou comunicador.
Nesse artigo, falaremos sobre a diferença de buyer persona e brand persona. Existe uma tendência em acreditar que personalidade e atitude são os aspectos mais importantes de uma pessoa. Também deveriam ser essenciais a qualquer marca.
Assim, buyer personas são personagens fictícios que abrangem as várias necessidades, objetivos e padrões de comportamento observados entre seus clientes reais e potenciais. Elas ajudam você a entender melhor seus clientes. Uma buyer persona não é simplesmente uma descrição do seu comprador.
Importante identificar quem é a persona que representa nosso público para nossa brand persona usar o tom de VOZ ideal.
Por outro lado, o conceito de brand persona é bastante conhecido no marketing. Ele quer dizer, ao pé da letra, que as marcas podem ser representadas por um personagem ou por um tom de voz que transmita sua essência e identidade nas interações com seu público externo. Veja no exemplo abaixo:
Mas que é uma brand persona?
A brand persona é um conjunto de traços de personalidade, atitudes e valores que uma marca. E existem algumas premissas.
Mas por onde começar?
Mais do que produtos, os consumidores compram:
- Seus valores
- Seus ideais
- O status ou sentimento de pertencimento a uma tribo
Assim, comece definindo os pilares da marca
Entregue o que fornece consistência. Termos-chave que incorporam o que sua marca representa são o ponto de partida para o desenvolvimento de sua brand persona.
Defina a essência da marca
Deixe claro quais as características principais que definem o seu branding. Ex: Disney entrega diversão em família.
Qual a promessa de sua marca?
Isso você define claramente na sua missão. Deixar claro o que sua marca entrega facilita a identificação com a buyer persona.
Qual a personalidade de sua marca?
Brand persona. Ok, como devo criar a minha?
Crie um texto contando a vida da sua marca como se ela fosse uma personagem. Pense na escolha do seu logo e em sua justificativa, descreva o estilo de linguagem que sua marca segue.
E por fim, crie regras que organizem a estrutura da comunicação da sua brand persona.
- Tom de voz
- Constelação semântica (grupo de palavras que se repetem)
- Gírias
- Formas de argumentar
- Referências que ela usa ao falar
- Citações e autores que ela admira
- Gírias e regionalismos
Brand personas: passo a passo
- Defina 5 adjetivos que caracterizam o tom da sua marca
- Use eixos opostos, como: formal e informal, sério ou bem-humorado, etc
- Pense em coisas que você deve e não deve dizer
- Caracterize a persona que está falando como sua empresa
- Crie a matriz de voz (mostrada anteriormente)
Esse artigo foi criado com base na disciplina Branding 4.0 do MBA Marketing, Growth Hacking e Branding da PUCRS, ministrado pela professora Ana Cecília Bisso Nunes.
As brand personas são fundamentais para direcionar seu branding e e entregar a melhor experiência ao longo da jornada de compra do cliente. Se você gostou desse artigo, sugiro que leia o próximo artigo, onde vamos mostrar como construir seus anúncios responsivos de forma inteligente e fazendo as promessas certas.
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